Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 28 de Março de 2007 às 09:22

    Imprimir


No ranking de desenvolvimento tecnológico com 122 nações de todo o mundo, o Brasil aparece na 53ª posição, revela um estudo do Fórum Econômico Mundial divulgado nesta quarta-feira (28), referente ao período de 2006 e 2007. Na pesquisa anterior, o Brasil apareceu em 52º lugar, enquanto nos anos anteriores suas posições eram melhores: 46º (2004/2005) e 39º (2003/2004). O documento classificou a aparição mais recente do Brasil como “estável”.

O indicador NRI (Network Readiness Index) mede a capacidade dos países em utilizar as Tecnologias de Comunicação e Informação (TCI) para desenvolver e aumentar sua competitividade. Entre os itens analisados estão a estrutura tecnológica, além da disponibilidade de uso da tecnologia para indivíduos, empresas e governos.

Apesar de o Brasil ter caído uma posição, outros países da América do Sul conseguiram melhorar sua participação no ranking: esse foi o caso da Argentina (63ª, contra 71ª) e do Peru (78ª, contra 85ª). Essa mesma tendência foi vista na América Central, como mostram os números da Jamaica (45ª; ante a 54ª posição anterior), Costa Rica (56ª; 69ª), República Dominicana (66ª; 89ª) e Guatemala (79ª; 97ª).

“Os resultados registrados na América Latina parecem indicar a diminuição da diferença digital entre essas e outras regiões de mais sucesso tecnológico, mas com um nível similar de desenvolvimento, como a Ásia e a Europa Oriental”, afirmou Irene Mia, membro do Fórum Econômico Mundial e co-autora do estudo. “As estratégias adotadas e implementadas na região na última década (...) começaram a dar frutos e permitir que a América Latina melhorasse as Tecnologias de Comunicação e Informação de maneira efetiva”, continuou.

Por outro lado, lembra o relatório, ainda há muitos desafios para a região. Entre eles, a melhora dos sistemas educacionais e de treinamento, além de maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento. As “nações exemplares”, que conseguiram cumprir essas recomendações e ocupar as dez primeiras posições, são Dinamarca, Suécia, Cingapura, Finlândia, Suíça, Holanda, Estados Unidos, Islândia, Reino Unido e Noruega, respectivamente.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234770/visualizar/