Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Março de 2007 às 07:52

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria do Estado de Saúde realizaram ontem no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits) a 1ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutrição.

As palestras foram ministradas por profissionais da saúde e o encontro teve a participação de várias cidades da região entre elas, Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Denise, Barra do Bugres, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso e Sapezal. Os temas abordados durante a conferência foram: aleitamento materno, educação para o consumo alimentar saudável, desperdício de alimentos, alimentação adequada na escola e utilização da água.

Para Irmã Cleofa Marlisa Flach, gestora da Rede de Educação Cidadã de Mato Grosso que está ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social a participação de todos os municípios da região do médio norte na conferência é muito importante. “Após a conferência será efetuado um levantamento sobre as experiências positivas no campo da alimentação e a insegurança alimentar na região para apontar novas sugestões e levá-las para a Conferência Estadual, que acontece no próximo mês em Cuiabá.

A nutricionista Márcia Oliveira de Souza abordou durante o encontro a importância da alimentação saudável e o combate ao desperdício de alimentos. Segundo ela, o objetivo principal é sensibilizar as pessoas quanto aos hábitos alimentares, como usar os alimentos de forma integral, evitando o desperdício. “Há muitos fatores que influenciam os hábitos alimentares, tais como, social, econômico, emocional”, declara.

Márcia explica que para evitar o desperdício de alimentos as pessoas devem aproveitar também as cascas, as sementes e folhas dos alimentos, ressaltando que na grande maioria dos casos são mais saudáveis do que o próprio alimento.

Já a nutricionista Ana Paula de Barros abordou o aleitamento materno.”O aleitamento materno é um direito e não uma obrigação, pois protege a criança de infecções e o mais importante ajuda a relação mãe e filho”, disse.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234792/visualizar/