PF fecha casas de câmbio ilegais em 4 Estados
Mandados de busca e apreensão e de prisão estão cumpridos no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e São Paulo. Os membros da quadrilha são acusados de utilizar lojas de informática para justificar as operações internacionais de câmbio. As empresas realizam importação de produtos de informática e deixam de declarar à Receita Federal todo o produto adquirido. Essas notas de compra são utilizadas para justificar operações ilegais de câmbio. O esquema impulsiona a sonegação fiscal e a evasão de divisas.
As casas de câmbio ainda são investigadas por realizar operações de câmbio de grande quantidade de dinheiro, utilizando o chamado "dólar cabo". Para driblar a fiscalização dos bancos, os clientes realizam depósitos divididos em várias contas aqui no Brasil, que correspondem às contas de um operador no exterior.
Esse tipo de transação funciona como um esquema de crédito-débito automático entre contas de laranjas em países diferentes. Dessa forma, conseguem mascarar o envio de milhares de reais ao exterior, pois as movimentações acima de R$ 10 mil devem ser informadas pelos bancos ao Coaf.
Comentários