Mato Grosso articula ações em conjunto com estados do Sul
Em janeiro deste ano, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, sugeriu, durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, a inclusão de Mato Grosso no Codesul, por ter o Estado 950 quilômetros de fronteira com a Bolívia e ser contíguo ao bloco já formado.
Em fevereiro, os representantes dos estados-membros do Conselho aprovaram a participação de Mato Grosso nas questões referentes à Segurança Pública, durante reunião que contou também com um representante da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso.
“Se os estados estão articulados em desenvolver ações de fronteira, é fundamental que Mato Grosso participe dessas discussões e das ações que estão sendo desenvolvidas. Só poderemos barrar a entrada de drogas, de descaminho e contrabando, se tivermos, de fato, toda a fronteira oeste brasileira coberta pelas policias de todos os estados e também pelo Governo Federal”, defendeu Carlos Brito.
O Codesul reúne-se uma vez ao mês para discussão e avaliação de temas específicos da segurança pública. Um de seus objetivos é o de trabalhar, de forma articulada entre os estados participantes, para atuar junto à SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) em busca de financiamento e manutenção de projetos que visem à melhoria da segurança na fronteira.
“O forte dessa discussão é o compartilhamento dos setores de inteligência entre os estados. A participação de Mato Grosso nesse Conselho é muito importante para consolidarmos a troca de informações e o compartilhamento de ações e experiências entre os estados”, avalia Brito.
Durante a reunião, o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso apresentará um relatório das ações de segurança desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso na região de fronteira com a Bolívia.
CODESUL
O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul foi criado em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992, o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.
Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o Codesul constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial àquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul. O Codesul atua prioritariamente em áreas onde há potencial de integração regional.
Comentários