Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Março de 2007 às 11:05

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante o programa de rádio "Café com o Presidente", que pretende discutir com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a questão do Haiti.

"O Haiti já conquistou sua democracia, já elegeu um presidente da República. As forças brasileiras estão lá, forças chilenas, argentinas. Elas ficarão lá enquanto o presidente daquele país quiser. Mas o que é importante é que a gente ajude a desenvolver o Haiti. Portanto, nós queremos que haja investimento em dinheiro para que a gente trabalhe projetos de fortalecimento da economia no Haiti."

No dia 31 de março, Lula retribui a visita que Bush fez ao Brasil no início deste mês. Os dois vão se reunir em Camp David, a casa de campo dos presidentes dos Estados Unidos.

O presidente brasileiro afirmou também que vai dar continuidade à conversa com Bush sobre a questão do etanol e do biodiesel. "A conversa com o Bush é apenas o aperfeiçoamento das relações entre Estados Unidos e Brasil. Nós aqui tivemos uma conversa muito forte sobre a questão do etanol e do biodiesel. Agora, vamos dar continuidade a essa reunião, sobretudo com a necessidade de um forte investimento em pesquisa."

Lula disse que vai discutir ainda com o presidente dos EUA a questão da OMC (Organização Mundial do Comércio), porque, segundo ele, o sucesso na organização depende muito dos Estados Unidos.

"O Brasil está num momento muito bom da sua política internacional. Às vezes, as coisas demoram mais do que a gente gostaria, porque todo mundo quer levar vantagem. Eu digo sempre que um acordo --seja em família, seja entre colegas, seja um negócio de um carro ou um negócio de Estado para Estado-- vai ser bom quando os dois saírem dizendo que ganharam. Esse é o acordo ideal. Eu acho que o Brasil está no ponto para fortalecer a sua união com a União Européia, está no ponto para fortalecer o Mercosul e a União Européia fazendo acordo, está no ponto para consolidar definitivamente essa relação estratégica que temos com os Estados Unidos", reiterou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235062/visualizar/