Cesar Maia perde popularidade, mas tem aprovação de 32% dos cariocas
O índice dos que consideram sua gestão regular passou de 32% para 39%. Os que avaliam Maia como ruim ou péssimo caíram de 30% para 25%.
A pesquisa, feita nos dias 19 e 20 deste mês, mostra um retorno do prefeito do Rio aos índices da pesquisa realizada pelo instituto em maio do ano passado, quando obteve 31% de aprovação e 37% de regular.
No ano em que a cidade vai sediar os Jogos Panamericanos, o prefeito tem sobreposto a exposição política, através de comentários pela internet, à imagem de administrador.
A atuação como "blogueiro" talvez explique sua maior aprovação entre os mais jovens, na faixa de 16 a 24 anos de idade, com 40% de ótimo ou bom. O pior desempenho se concentra entre quem tem de 35 a 44 anos, com 32% de reprovação.
Maia é mais bem avaliado pelos homens: 38% aprovam sua gestão -contra 28% das mulheres. Elas também formam o maior contingente de rejeição, atribuindo ao pefelista 27% de ruim e péssimo. O prefeito é reprovado por 23% dos entrevistados do sexo masculino.
Há equilíbrio na aprovação de Maia por faixa de escolaridade. Ele conseguiu 32% nos níveis fundamental, médio e superior. Entre os que têm renda familiar entre cinco e dez salários mínimos, 35% avaliam Maia como ótimo ou bom. Acima dessa faixa de rendimento, sua rejeição atinge 34%.
Nota 5,4
A nota média do prefeito, numa escala de 0 a 10, ficou em 5,4. Ele obteve grau máximo de 8% dos cariocas, enquanto 11% acharam que merece zero. Esse índice sobe para 16% na faixa entre 34 e 44 anos. O maior número de notas 10 foi obtido entre os maiores de 60 anos: 13%.
O Datafolha ouviu 644 pessoas na cidade do Rio. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos, para mais ou para menos.
Comentários