Mato Grosso contabiliza 100 casos de dengue por dia
Os 8.276 casos também representam um aumento de 25% (803) no número de casos em apenas um semana. Na última semana foram registrados 7.363.
Os municípios que apresentam maior numero de notificações ainda são os localizados na região Norte do Estado. A secretaria revela que essas notificações são pelo fato da entrada em circulação do vírus da dengue sorotipo 3, o manifestação mais grave da doença.
De acordo com a SES, nestes municípios as ações estão focadas no controle mecânico (eliminação de criadouros) e químico do mosquito no meio urbano.
Registros
Num quadro demonstrativo da variação dos casos nos anos de 2005, 2006 e 2007, no período de 1º de Janeiro a 23 de Março o ano de 2005 registrou 4.300 casos notificados. 2006 registrou 6.150, um aumento de 30%. Já se compararmos 2006, com 6.150, para 2007, com 8.276, o aumento é de 25%.
O quadro de dengue hemorrágica permanece o mesmo onde o ano de 2007 registrou 4 casos, um em Lambari do Oeste, onde o paciente foi a cura, um em Sinop, onde o paciente foi a cura, um em Barra do Bugres, onde o paciente foi a cura, um em Carlinda, com óbito. O Estado ainda investiga um caso suspeito, em Sinop, em que a paciente foi a óbito.
Ações
Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, além das ações de intensificação na busca do vetor o Estado ainda promove ações de capacitação dos profissionais da área de saúde envolvidos com o controle da doença ( médicos e técnicos) para uma melhor abordagem, na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
"Nestes últimos dois anos o Estado adquiriu 55 bombas costais manuais, 55 bombas costais motorizadas, 11 microscópios, 16 computadores e 8 lupas, materiais esses suficientes dentro da proposta de ação do Estado", disse Girardi.
O Ministério da Saúde deu um reforço, este ano, enviando mais 9 bombas costais motorizadas que estão sendo utilizadas nos municípios que estão apresentando notificações maiores.
Centro-Oeste
O número de casos de dengue chegam a 55.567 em todo Estado de Mato Grosso do Sul. Com uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2.331.248 habitantes, o Estado tem a estarrecedora média de um caso de dengue para cada grupo de 41 pessoas.
Prevenção
A população exerce hoje um papel fundamental neste contexto que é eliminar os criadouros dentro de suas próprias residências. As chuvas não pararam e o que o mosquito da dengue gosta é de água limpa.
Além disso, a recomendação é para que os depósitos de água usada para o consumo humano sejam hermeticamente fechados. Com apenas esses dois cuidados a população já estará contribuindo enormemente para o combate e o controle da doença".
Sintomas
Os sintomas da dengue são os seguintes: febre alta, dor no fundo dos olhos, no corpo, nas articulações, manchas avermelhadas, náuseas e vômitos. Quando ocorrer febre acompanhada de mais dois dos sintomas descritos a recomendação é que o usuário do SUS procure imediatamente uma Unidade de Saúde para diagnóstico, tratamento e notificação dos casos.
Comentários