Parlamentares lançam Frente Amazônia para Sempre
Na cerimônia de lançamento, além dos senadores Serys Slhessarenko (PT-MT) e Arthur Virgílio (PSDB-AM), estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Durante a solenidade, Marina Silva destacou a importância de se dar sustentabilidade política às questões que envolvem a Amazônia. Para a ministra, o momento histórico pelo qual passa a civilização, em que, lembra Marina Silva, a humanidade toma consciência de que é responsável pelo aquecimento global, está obrigando muitos países a adotarem medidas para se adaptar à situação.
"Se não fizermos nada, vinte por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial será afetado; haverá prejuízos à biodiversidade, aos recursos hídricos, aos solos, com conseqüências gravíssimas para os seis bilhões de habitantes do planeta. Temos que estar alertas especialmente em relação à Amazônia", destacou a ministra.
Serys Slhessarenko disse que a preocupação com o meio ambiente e com o aquecimento global é mundial, mas que o Brasil precisa fazer a sua parte, por mais difícil e complexo que isso seja. A senadora disse que o mundo todo está "muito preocupado" com a questão e que o Brasil precisa ficar alerta.
Já o presidente da Câmara afirmou que na Amazônia concentram-se todos os debates modernos e manifestam-se os problemas causados, destacou, por uma estrutura econômica que vê o lucro a qualquer preço, destruindo florestas e pessoas.
Para Arlindo Chinaglia, no entanto, a defesa da Amazônia é uma causa que tem capacidade de mobilizar mentes e corações. "os problemas estão aí para serem resolvidos e é da crise que surge a capacidade de resolvê-los", afirmou Chinaglia.
A frente foi proposta pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), visando a chamar a atenção sobre a potencialidade da região. Além de conter um quinto da água potável do Planeta, a Amazônia possui reservas minerais, potencial biotecnológico e vocação para o desenvolvimento sustentável.
Segundo Perpétua Almeida, a proposta de criação da frente foi inspirada na Carta Aberta dos Artistas Brasileiros sobre a Devastação da Amazônia, elaborada por integrantes da minissérie "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes", exibida pela TV Globo.
Água
A Frente Parlamentar Ambientalista, a organização não-governamental SOS Mata Atlântica e a EcoCâmara realizam nesta quinta-feira uma série de eventos para comemorar o Dia Mundial da Água.
As comemorações começaram às 7h30 da manhã, com a chegada, em frente ao Congresso Nacional, de um balão de ar quente com uma faixa comemorando os dez anos da Lei das Águas (lei nº 9433/97). Representantes de escolas do Distrito Federal derramaram água em um gesto simbólico, representando os rios brasileiros. A frente é coordenada pelo deputado Sarney Filho (PV-MA) e conta com 280 parlamentares.
O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando a chamar a atenção para a questão da escassez do líquido e, ao mesmo tempo, buscar soluções para o problema.
Comentários