Comissão da Câmara aprova salário de R$ 16 mil para deputados
O projeto, de autoria do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), corrige os salários com base no IPCA acumulado entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2007. A proposta segue agora para votação no plenário da Câmara.
A comissão também começou a discutir o reajuste nos salários do presidente e do vice-presidente da República, mas decidiu efetivar somente a votação dos subsídios dos parlamentares e adiou a discussão sobre os demais.
Inicialmente, Guimarães propôs a retirada do projeto da pauta, uma vez que as votações na Casa estão obstruídas --o que impediria a votação de matérias nas comissões.
Os integrantes da comissão entenderam, no entanto, que, por se tratar de matéria administrativa, o texto poderia ser colocado em votação. O projeto ainda depende de votação no plenário da Câmara para entrar em vigor.
Paralelamente à decisão da comissão, a Mesa Diretora da Câmara também analisa propostas de reajustes nas verbas de gabinete e indenizatória.
"A Mesa está decidindo, mas está derrapando. O regimento prevê que a comissão defina sobre reajustes nos subsídios, portanto não podemos ficar a mercê de um ato da Mesa", disse o deputado Carlos William (PTC-MG).
Autor da proposta de reajuste, Guimarães disse não temer críticas pela decisão de colocar a matéria em votação. "Quem votou em mim sabe a minha maneira de colocar esses assuntos sem o menor subterfúgio."
Comentários