Fundeb de Mato Grosso poderá ser constituído por R$ 820 milhões
Apesar de ter havido um aumento de 38,5% dos recursos repassados com o Fundeb, o percentual está bem abaixo do número de alunos matriculados, que apresenta um crescimento de cerca de 56%. “Apesar da ampliação do repasse para os cofres municipais, o dinheiro não será suficiente para cobrir os gastos com o aluno na sala de aula, principalmente com o ensino infantil em período integral”, salientou o presidente em exercício da AMM, Zeno José de Andrade Gonçalves.
A vigência do Fundeb começou a partir de 1º de janeiro de 2007, conforme Medida Provisória 339, de 28 de dezembro de 2006, que regulamentou a Emenda Constitucional nº 53. A MP autorizou a mesma sistemática de repartição de recursos mantidos na LDB (Lei 9.424/96) para os meses de janeiro e fevereiro de 2007, sendo que a partir de 1º de março os critérios de distribuição do dinheiro começaram a ser utilizados conforme parâmetros do Fundeb. “Em abril será feito um ajuste de contas sobre os valores repassados nos dois primeiros meses do ano. Se o município tiver recebido a menos, a diferença será compensada”, salientou Vander Borges.
A distribuição dos recursos é feita com base no número de alunos matriculados na rede de educação básica pública presencial, seguindo a seguinte escala de inclusão: todos os alunos do ensino fundamental regular e especial; os alunos da educação infantil, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA serão incluídos da seguinte maneira: 1/3 em 2007, 2/3 em 2008 e 3/3 de 2009 em diante.
Comentários