Alegria aumenta vendas na web, diz estudo
O sorriso de um personagem virtual tem impacto nas vendas, mesmo se o produto que ele vende esteja associado à tristeza -- caso de um livro dramático. “Essas imagens se tornam cada vez mais importantes, conforme as crianças crescem em frente ao computador. Há uma década, as pessoas começaram a prestar atenção em objetos do universo digital. Desde então ouve uma forte expansão de seu uso, que não pode ser ignorada”, disse Li Gong, professor de comunicação e líder do estudo.
Segundo o especialista, a descoberta pode ter impacto no comércio eletrônico, no aprendizado, no entretenimento digital e no universo dos jogos digitais. “Os jogadores querem que os personagens tenham emoção, algo indispensável para a comunicação humana. As expressões estão se tornando mais essenciais com a popularização dos personagens digitais [também chamados de avatares].”
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores utilizaram o Baldi, um rosto humano digitalizado criado pelo laboratório da Ciência da Percepção, da Universidade da Califórnia. O modelo sincroniza seus lábios com as palavras pronunciadas, mostrando “emoção” durante a leitura. Na pesquisa, foram usadas duas versões do Baldi: uma que expressava tristeza, enquanto o outro mostrava alegria ao ler os textos.
Gong afirma que a impressão causada nos voluntários estava ligada à expressão e tom de voz usado pelo rosto digital, e não pelo conteúdo lido. Os participantes do estudo disseram ainda que prefeririam ler o livro apresentado pelo “feliz” do que pelo “triste”, além de confiar mais na versão alegre. “O já antigo conceito de que a positividade pesa mais que a negatividade também se aplica nesse caso”, afirmou o pesquisador.
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