Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 20 de Março de 2007 às 06:27

    Imprimir


Doze candidatos conseguiram obter o apoio necessário para participar das eleições presidenciais na França, com o primeiro turno realizado no dia 22 abril.

- Nicolas Sarkozy: atual ministro do Interior, 52 anos, é o candidato da direita, favorito nas pesquisas para suceder a Jacques Chirac, seu mentor político e ex-concorrente no pleito. O advogado, que também se destacou como ministro da Economia, promete uma "ruptura liberal".

De acordo com as sondagens, Sarkozy teria cerca de 30% dos votos no primeiro turno.

- Ségolène Royal: a socialista mantém a confiança, apesar das pesquisas que há dois meses a dão por derrotada. Candidata do Partido Socialista desde novembro de 2006, Royal apresentou em março um "pacto presidencial" de 100 propostas e pretende representar a esquerda renovada.

Royal, 53 anos, alcançaria entre 23% e 26% das intenções de voto, segundo as últimas sondagens.

- François Bayrou: o candidato de centro, 55 anos e ex-ministro da Educação, pretende acabar com a divisão entre esquerda direita, e se transformou na maior surpresa da campanha presidencial.

As pesquisas mostram Bayrou com 20% das intenções de voto, com o que estaria muito próximo de se igualar a Royal.

- Jean-Marie Le Pen: o candidato da Frente Nacional (extrema direita) concorre, aos 78 anos, ao cargo de presidente pela quinta vez.

Le Pen consiguiu em torno de 16,86% dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais de 2002, eliminando o socialista Lionel Jospin e causando grande surpresa.

Os outros candidatos não superam os 3% de intenções de voto, de acordo com as sondagens.

- Marie-George Buffet: a candidata comunista, de 57 anos, se considera representante de um "grupo da esquerda popular anti-liberal".

- Dominique Voynet: a candidata dos Verdes, de 48 anos, pretende defender a "ecologia política", que une os avanços sociais à defensa do meio ambiente.

- Frédéric Nihous: o candidato do partido "Caça, Pesca, Natureza e Tradição" (CPNT), de 39 anos, defende a vida rural contra a "Europa federal e liberal" e a "integração ecológica".

- Olivier Besancenot: o candidato da Liga Comunista Revolucionaria (LCR), de 32 anos, denuncia a política da direita, assim como o "social-liberalismo" dos socialistas.

- Arlette Laguiller: a candidata da Luta Operária, de 66 anos, tenta pela sexta vez se eleger à presidência da França para defender o "campo dos trabalhadores".

- Philippe de Villiers: o presidente do Movimento pela França (MPF), defensor da soberania nacional, propõe uma política de imigração zero e uma Europa de nações.

- Gérard Schivardi: albanês de 56 anos que conta com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT, de extrema esquerda).

- José Bové: ex-líder camponês de 53 anos, figura do movimento anti-globalização, se dedica à luta contra a "lógica liberal", a globalização e os produtos transgênicos.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236042/visualizar/