Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 19 de Março de 2007 às 14:49

    Imprimir


O presidente da Infraero Tenente Brigadeiro José Carlos Pereira disse na manhã desta segunda-feira (19), no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que as filas nos aeroportos brasileiros, provocadas pela pane ocorrida no domingo (18), só deverão ser normalizadas nesta terça-feira (20).

O presidente da Infraero disse, no entanto, não poder dar garantias de que o problema não se repetirá. "Até amanhã (terça, 20) a noite, estará resolvido. Mas não posso dizer que daqui a 15 dias não vai acontecer a mesma coisa. Estaria mentindo. Dentro da idéia de dizer a verdade para a população, a qualquer momento pode ocorrer um problema como o de ontem (domingo, 18)".

Pereira responsabilizou a Aeronáutica pelo problema técnico ocorrido no domingo que provocou paralisação do tráfego de aeronaves por cerca de 40 minutos. "Caiu o programa de computador da Aeronática e eu só respondo pela Infraero. Quando vimos que estava ocorrendo, já nos preparamos para a madrugada". De acordo com o brigadeiro, o problema que causou a pane já foi resolvido.

No domingo (19), a pista principal do aeroporto de Congonhas ficou fechada por duas horas, por conta da água acumulada graças a falhas no sistema de drenagem. Sobre o problema, Pereira afirmou que obras para solucioná-lo deverão ser iniciadas em 35 dias, quando acabarem as obras na pista auxiliar.

Já a diretora de engenharia da Infraero, Eleusa Lores, afirmou que espera conseguir iniciar as obras apenas em junho. "A gente está estudando a melhor maneira de contratar as obras."

Atrasos

Dos 543 vôos previstos entre a zero hora e as 9h30 desta segunda-feira (19), 154 sofreram atraso de uma hora ou mais, segundo boletim divulgado no site da Infraero. É o equivalente a 28,4% do total dos pousos e decolagens.

A confusão nos terminais é conseqüência de problemas ocorridos no fim de semana. No domingo (18), a pista do aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país, teve que ser fechada por causa do mau tempo. Além disso, houve uma falha no sistema do centro de controle aéreo de Brasília, o Cindacta-1. Muitos vôos sofreram atrasos e foram remarcados para esta segunda-feira. Outras viagens foram canceladas.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236113/visualizar/