Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Março de 2007 às 10:32

    Imprimir


Facilitar o acesso aos programas básicos de informática e à internet. Esse é o objetivo das unidades de inclusão digital que foram inauguradas nos municípios de Tangará da Serra e Santo Afonso, no Médio-Norte do Estado.

Crianças, adultos e idosos de Tangará da Serra (240km de Cuiabá) terão a oportunidade de utilizar a nova unidade de acordo com suas necessidades. A estudante Mayara Luísa Gomes Silva, por exemplo, está cursando o terceiro ano do ensino médio e quer ter acesso livre à internet. “Quero entrar nos sites de algumas faculdades do Estado para ter uma idéia dos cursos que eu posso fazer. No momento estou em dúvida entre biologia e medicina”, afirmou a estudante.

Os equipamentos disponibilizados foram comprados com recursos do Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (FUPIS). São cinco computadores, um servidor, mesas, cadeiras, armários e todo material permanente utilizado na unidade, que funciona no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, inaugurado juntamente com a unidade de inclusão digital.

O terreno foi doado pelo empresário Antonio Carlos Cabral Amaral, fundador do bairro Alto da Boa Vista e conhecido na região pelas ações em prol da comunidade. “Eu tento dar para as pessoas mais carentes as mesmas oportunidades que eu já tive. Se não fossem elas, com certeza eu não estaria aqui”, disse o empresário.

O projeto Mato Grosso Ação Digital, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), está presente em 21 municípios do Estado e já beneficiou mais de 327 mil pessoas. “Nós realizamos a inclusão social por meio da inclusão digital. Hoje em dia, quem tem noções básicas de informática e internet tem muito mais oportunidades de arrumar um emprego, por exemplo”, explicou o coordenador do projeto, César Vidotto.

A 29ª unidade do projeto foi inaugurada

no município de Santo Afonso (280km da capital) e possui 10 computadores e um servidor, que servirão também para auxiliar na segurança pública da cidade.

“Agora vai ficar mais fácil checar as placas de veículos e os documentos de pessoas suspeitas, tudo pela internet. Vamos ter economia de tempo e de dinheiro também, afinal vamos diminuir as ligações interurbanas”, explicou o sargento da Polícia Militar, Aldomir Ferreira Rocha.

Já a aposentada Marina de Azevedo, de 76 anos, estava ansiosa para poder aprender um pouco sobre o uso do computador. “Até esses dias eu nem sabia assinar meu nome e agora vou aprender a mexer nesse negócio”, afirmou Marina, referindo-se ao micro-computador.

Atualmente, existem 28 unidades fixas de inclusão digital distribuídas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Terra Nova do Norte, Diamantino, Jangada, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Campo Novo do Parecis, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Sinop, Sorriso, Nova Marilândia, Rondonópolis, Paranaíta, Alta Floresta, Colíder, Itaúba, Nobres, Tangará da Serra e Santo Afonso.

Além disso, o MT Ação Digital ganhou recentemente um ônibus dotado com computadores e acesso direto à internet via satélite, doado pela empresa Real Norte. Dotado com dez computadores e equipado com ar-condicionado central, o ônibus irá atender o projeto Mutirão da Cidadania e todas as demais atividades itinerantes do Governo do Estado que requererem acesso à informática e à internet.

Até o final de 2007, mais 25 unidades devem ser instaladas em Mato Grosso.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236164/visualizar/