Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 19 de Março de 2007 às 08:37

    Imprimir


Um relatório divulgado no domingo pelo Institute of International Finance (IIF) projeta um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 3,8% em 2007, seguido de uma desaceleração do ritmo em 2008, para 3,5%.

De acordo com o estudo do instituto, o desempenho da economia brasileira no ano passado foi "desapontador" e é conseqüência de problemas estruturais, como infra-estrutura inadequada e um mercado de trabalho rígido, segundo o jornal Estado de S. Paulo. A falta de reformas econômicas básicas, como a tributária e da Previdência Social, também é apontada como barreira para o crescimento.

"Será muito mais difícil e improvável atingir um crescimento maior, de 5% ao ano, sem realizar as reformas básicas, como a fiscal, da Previdência e do trabalho", afirma o diretor-gerente do instituto, Charles Dallara.

Para ele, os projetos contidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não terão efeito duradouro na economia. "No curto prazo (o impacto do PAC) pode ser significativo, mas no longo prazo deve ser mínimo. Hoje em dia, as economias não ganham altitude no longo prazo por causa do investimento estatal. Elas ganham isso por conta da produtividade, do investimento e da estabilidade financeira".

"O plano (PAC) reduz o superávit primário do setor público para aumentar o investimento, não reduz a carga tributária, uma restrição chave para aumentar o investimento privado, e falha ao não apontar caminhos para aumentar a flexibilidade orçamentária", afirmou o instituto no estudo.

O instituto, que reúne cerca de 350 bancos de 60 países, também analisou outras economias da América Latina e chegou à conclusão de que o crescimento da região continuará forte, apesar de apontar para uma desaceleração que levará a uma alta de 4,5% neste ano, em comparação com a expansão de 4,9% no ano passado.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236195/visualizar/