Idoso tem dente quebrado e funcionária de asilo é presa
Segundo a polícia, o asilo abriga deficientes físicos e mentais, idosos e outras pessoas abandonadas por parentes. O Conselho dos Direitos do Idoso da cidade já havia recebido denúncias de maus-tratos no estabelecimento.
A última queixa foi a mais grave. O aposentado Júlio Kamissima, de 66 anos, morador do asilo há quatro anos, teria apanhado de uma atendente voluntária da casa, e perdido um dente, por causa de uma xícara de café. "Eu queria duas xícaras e não quiseram me dar", diz ele.
A funcionária suspeita de agressão foi detida pela polícia e liberada após pagar fiança. Outra funcionária, Ivone Dias, conta outra versão. "O que ela fez foi se defender. Ele tem força e eles acabaram rolando no chão", afirma.
É o segundo caso de maus-tratos em asilos no Paraná em uma semana. Na quarta-feira (14), policiais prenderam três pessoas suspeitas de manter 52 deficientes mentais trancados em três quartos sem luz elétrica e sem banheiro em São José dos Pinhais.
Irregularidades
Os policiais também prenderam a dona do asilo na sexta-feira. Na bolsa dela, foram encontrados dois cartões de aposentadoria de internos com as senhas, para que fosse possível sacar o dinheiro.
Pelo Estatuto do Idoso, é crime ficar com pensão ou aposentadoria de outra pessoa, a não ser que se tenha uma procuração. Ela não apresentou esse documento.
Comentários