Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 18 de Março de 2007 às 21:38

    Imprimir


Brasília / São Paulo - Os atrasos nos vôos comerciais voltaram a tumultuar a vida dos passageiros hoje (18). Uma falha, nesta manhã, no sistema informatizado de comunicação Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), responsável pelo controle das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, provocou uma série de atrasos nos aeroportos brasileiros.

No aeroporto de Brasília, até as 19 horas, todos os 81 vôos registraram atrasos. A espera, em alguns casos, chegou a 4 horas. As informações são da assessoria da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Até as 16h30, as aeronaves saiam de 30 em 30 minutos. Depois disso, o intervalo se reduziu para 10 minutos entre os vôos.

O Ministério da Defesa informou que a falha ocorreu entre a sala de plano de vôo e o controle de tráfego aéreo, responsável pelas autorizações de pousos e decolagens. Por uma questão de segurança, os controladores de tráfego aéreo ampliaram o tempo entre uma partida e outra. O ministério informou ainda que o problema já foi corrigido e que o sistema informatizado opera normalmente.

No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram as chuvas que causaram transtorno. Ontem (17), o aeroporto teve de ser fechado por três vezes para pousos e decolagens, enquanto técnicos mediam a espessura da lâmina d’água formada pela chuva. As interrupções não demoraram mais do que dez minutos.

Hoje (18), a chuva fez com que o aeroporto ficasse fechado por mais de uma hora: das 7h12 às 08h49. A paralisação causou atrasos nos vôos, intensificados por uma pane no sistema informatizado de comunicação do Cindacta I. Às 17h20, o aeroporto internacional de Guarulhos tinha atrasos em 24 vôos: 9 pousos e 15 decolagens. Congonhas tinha 8 pousos atrasados.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236234/visualizar/