Fundo da ONU apóia produção de plantas medicinais na região Sul
A Associação Estadual de Cooperação Agrícola é um dos projetos contratados do programa. A entidade reúne assentados da reforma agrária de Santa Catarina e mantém projetos pilotos com plantas medicinais. Por enquanto, o PlamSur está restrito ao Sul do Brasil, como piloto.
Brandalise diz que houve aumento no uso de plantas medicinais no país, nos últimos anos. Ela cita como exemplo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, do Ministério da Saúde. “Todos os municípios deverão disponibilizar para os usuários do Sistema Único de Saúde, é um mercado que está se expandindo no Brasil”, diz.
O comitê brasileiro do PlamSur discutiu na última quinta-feira (15) o desenvolvimento do programa e o acompanhamento dos projetos que já foram contratados. De acordo com Maria da Conceição, as experiências do Brasil e de outros países vão ajudar a consolidar a o programa de plantas medicinais no país.
O Plamsur é um programa do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), organismo que integra o sistema ONU. Seu objetivo é melhorar a renda dos agricultores familiares por meio da diversificação da produção com cultivo de plantas medicinais e sua inserção em cadeias de produção de fitoterápicos, formando redes de troca de experiências para promover a articulação entre os diversos atores da cadeia produtiva.
Comentários