Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 18 de Março de 2007 às 16:51

    Imprimir


Porto Alegre - Praticamente 100% do rebanho bovino e bubalino do Rio Grande do Sul foi vacinado contra a febre aftosa na primeira etapa da campanha de imunização da doença, que começou em janeiro.

Segundo a secretaria de Agricultura e Abastecimento, a imunização atingiu cerca de 93,7%, indíce praticamente igual ao do ano passado, quando a cobertura contra a doença atingiu 92,7% das mais de 13 milhões de cabeças do rebanho gaúcho.

O secretário João Carlos Machado considerou o índice “satisfatório", apesar de os organismos internacionais de saúde animal considerarem “plenamente aceitável um índice de imunização a 85%”.

Segundo ele, o bom desempenho deveu-se, principalmente, aos produtores, “que se conscientizaram sobre a importância da vacinação, após amargar longos anos de preços baixos no mercado, desde o foco de febre aftosa no ano 2000”.

O chefe de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal, Fernando Groff, informou que os produtores que não vacinaram ou ainda não comprovaram a vacinação nas unidades locais da secretaria serão autuados e multados.

Além disso, a vacinação deverá ser feita com acompanhamento do serviço oficial. "Eles também poderão sofrer sanções, conforme a legislação estadual, que prevê até a interdição das propriedades rurais".

A nova etapa de vacinação está prevista para começar em junho, quando todos os animais com até 24 meses de idade devem ser imunizados.

“A previsão é imunizar 3,5 milhões de animais”, disse o secretário de Agricultura. De acordo com ele, o estado espera oferecer 1 milhão de vacinas aos pequenos produtores.

Na primeira etapa, foram doadas 3,6 milhões de doses da vacina aos pequenos agricultores do estado, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236252/visualizar/