Táxis de Cuiabá começam a ser vistoriados amanhã
Cuiabá possui uma frota de 604 veículos em funcionamento. A preocupação do IMEQ é verificar as condições em que se encontram os taxímetros, no que diz respeito à legibilidade dos números.
Segundo o coordenador de Cargas Perigosas do IMEQ, Bento Gomes Bezerra, na verificação são feitas inspeções gerais, incluindo exame visual e metrológico/ operacional, para verificar se o taxímetro está devidamente lacrado, e a correta instalação do taxímetro no veículo; o ensaio de determinação do erro em função do tempo decorrido; o ensaio de determinação do erro em função da distância percorrida, em todas as tarifas, para um percurso de aproximadamente a um quilômetro. São verificados também o lacre e o visor do taxímetro, e as condições dos pneus.
O taxímetro deve ser posicionado no veículo de tal forma que permita o fácil acompanhamento da operação e medição em qualquer posição ocupada pelo passageiro. O taxista é responsável ainda pela manutenção do aparelho, por meio de empresas concessionárias do serviço de instalação e conserto de acordo com as prescrições regulamentares. Os taxistas devem apresentar o Alvará de Localização do ponto de táxi, juntamente com o documento do taxímetro emitido no ano passado pelo IMEQ/ INMETRO.
O coordenador do IMEQ orienta os taxistas a não deixarem para fazer a verificação no último dia. A vistoria será feita no pátio do setor de Cargas Perigosas, localizado na Avenida Pedro Paulo de Farias, S/N, no bairro Distrito Industrial em Cuiabá. Mais informações pelo telefone: (65) 3624-8785/ 3667-1653.
Comentários