Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 18 de Março de 2007 às 11:04

    Imprimir


O governo de Israel decidiu neste domingo, por 19 votos a favor e duas abstenções, manter o boicote ao novo Executivo de união nacional palestino, integrado por membros do Fatah e do Hamas.

O Executivo israelense apoiou assim a proposta do primeiro-ministro Ehud Olmert de não reconhecer o novo governo palestino, que hoje começou sua caminhada depois que seus ministros tomaram posse no sábado.

Na reunião de hoje do gabinete de ministros de Israel, os dois ministros que se abstiveram foram o representante da minoria árabe Raleb Majadele, do Partido Trabalhista, e a ministra da Educação Iuli Tamir, do mesmo partido.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, afirmou por sua vez que não fará contatos com o novo governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), mas manterá sua relação com o presidente Mahmoud Abbas.

A negativa de Olmert a reconhecer o novo Executivo palestino se deve ao fato de não citar em seu programa de governo os princípios da comunidade internacional que exigem dos palestinos o final da violência e o reconhecimento do Estado de Israel.

"Não podemos manter contatos com o governo (palestino) ou com ministros que fazem parte dele, levando em conta que este Executivo não admite as condições da comunidade internacional", disse Olmert aos membros de seu gabinete.

Assim, depois de a nova coalizão Hamas-Fatah ganhar ampla aprovação do Conselho Legislativo Palestino (Parlamento), os líderes palestinos enfrentam o desafio de convencer uma comunidade internacional cética a suspender o boicote político e econômico imposto ao governo palestino.

Ao apresentar o programa do novo governo ao Parlamento, o primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do grupo terrorista e partido político Hamas, disse que a coalizão quer um Estado palestino nas terras que Israel ocupou em 1967, após a Guerra dos Seis Dias.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236293/visualizar/