Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 16 de Março de 2007 às 21:48

    Imprimir


A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional promoverá audiência pública para discutir os impactos que possam ser gerados com o financiamento do Banco Mundial (Bird) para expansão da pecuária na Amazônia. Requerimento nesse sentido, de autoria do deputado Henrique Afonso (PT-AC), foi aprovado pela comissão na quarta-feira (14).

A audiência será realizada no âmbito da subcomissão permanente destinada a tratar de alternativas econômicas sustentáveis para a Amazônia brasileira e fontes de financiamento do Sistema Nacional de Meio Ambiente.

Segundo Henrique Afonso, vários veículos da mídia nacional e regional estão divulgando que o Grupo Bertin, maior exportador de carne bovina e couro do País, recebeu um financiamento de 90 milhões de dólares (cerca de R$ 188,1 milhões) da Corporação Financeira Internacional (IFC), braço do Banco Mundial (Bird) que financia o setor privado, para expandir seus frigoríficos e curtumes na Amazônia.

Segundo o parlamentar, um jornal paulista noticiou que o empreendimento havia sido classificado pela IFC na categoria A de risco ambiental, o mais alto. Para ele, esse fato exige análise e fiscalização das instalações que o Bertin pretende abrir em Rondônia, Mato Grosso e Pará.

Preservação ambiental

Para o autor da proposta, promover o desenvolvimento da pecuária na região Amazônica - num contexto global, nacional e regional de reconhecida necessidade de preservação ambiental - exige o debate e proposições que possibilitem alternativas de produção.

Ele ressalta a necessidade de apresentar tecnologias sustentáveis aos produtores e, ao mesmo tempo, levar em consideração as implicações sócio-econômicas e ambientais da execução da atividade nesse ecossistema.

Segundo Henrique Afonso, é necessário "buscar estratégias inovadoras para disponibilizar as informações para que os produtores possam migrar gradualmente dos tradicionais sistemas de pecuária extensiva para sistemas mais intensivos e sustentáveis".

Ele cita pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais indicam ser possível fortalecer a agropecuária na Amazônia aproveitando melhor as áreas desmatadas, sem a necessidade de avançar de forma tão acelerada nas florestas.

Participantes

Devem ser convidados para debater o tema o representante da Embrapa, Judson Valentim; o coordenador de projetos de agronegócio da IFC no Brasil, Marcelo Lessa; e o secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Vianna.

O evento ainda não tem data marcada.





Fonte: Agência Câmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236471/visualizar/