Consumo de energia cresce 5,4% no país em janeiro
O maior aumento no consumo de energia ocorreu nas Regiões Centro-Oeste (6,9%), Nordeste (6,5%) e Norte (6,2%). No Sudeste, que corresponde a 53% do fornecimento nacional, aumento foi de 4,8%.
De acordo com o Boletim Mensal da Estatística e Análise do Mercado de Energia Elétrica da EPE, em janeiro, o consumo maior de energia foi identificado nas classes residencial (8,4%) e comercial (6,9%).
No primeiro segmento, o destaque foi o Nordeste do país, onde o consumo aumentou em 10,1%. Em seguida, estão o Norte e o Sul, com alta respectiva de 9% e 9,5%.
Os técnicos da EPE avaliam que isso decorreu da maior aquisição de aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos pelos consumidores, bem como do maior número de cidadãos atendidos por serviços de iluminação.
Na classe comercial, as Regiões Sul (com aumento do consumo de 8,5%) e Nordeste (8,3%) sobressaem. O desempenho foi influenciado pela ampliação da rede hoteleira, associada à maior informatização, automação e climatização das instalações já existentes.
O consumo industrial foi o que menos cresceu no primeiro mês do ano, chegando a 3,4%. O destaque está na região Centro-Oeste (7,2%), puxado pelo estado de Goiás, onde o consumo subiu 11,2%, devido, principalmente, ao impacto do aumento da produção do setor de alimentos e bebidas.
Comentários