Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 16 de Março de 2007 às 09:38

    Imprimir


A qualidade do emprego no Brasil piorou, se considerado o rendimento, a estabilidade e a jornada semanal em seis regiões metropolitanas do País, segundo o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, que elaborou um indicador de quantidade e outro de qualidade do trabalho metropolitano brasileiro.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o estudo constatou que o número de emprego nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Recife cresce ano a ano desde 2002. No entanto, a qualidade desse emprego, após apresentar melhora em 2005, voltou a piorar em 2006.

O Cesit considerou, para estabelecer o que é um emprego de qualidade, o trabalho formal, o tempo de estudo do empregado (superior a oito anos), a estabilidade (mais de dois anos de atividade no mesmo local), a jornada de trabalho (44 horas semanais), o rendimento (acima de um salário mínimo mensal) e a idade (entre 18 e 50 anos) dos trabalhadores em relação ao total das pessoas ocupadas.

"O que dá para afirmar é que a qualidade do emprego metropolitano em 2006 está pior do que a de 2002, apesar de o número de postos de trabalho estar crescendo desde aquele ano. As pessoas têm menor estabilidade no emprego, trabalham mais do que a jornada legal e ganham menos", afirmou o economista Marcio Pochmann.





Fonte: Invertia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236604/visualizar/