Governo indiano avalia importar até 3 mi de toneladas de trigo
O governo também reduziu a tarifa de importação de trigo para zero até 31 de dezembro e elevou o preço mínimo de suporte para o grão, em 1.000 rupias/t, para 8.500 rupias/t para fazer compras locais de produtores. O aumento do preço mínimo de suporte é uma adição a uma elevação de 500 rupias/t já feito sobre o nível do ano passado.
"O governo irá importar, se necessário, quantidades adequadas de trigo para atender aos requerimentos de vendas subsidiadas para consumidores", afirmou o ministro da Agricultura indiano, Sharad Pawar. Segundo ele, o clima incomum arruinou a possibilidade de um grande crescimento na produção de trigo este ano.
"Se não fosse pelas chuvas e chuvas de granizo fora de época, teríamos nos beneficiado de uma grande safra de trigo", explicou. Ele fez um forte apelo para que produtores locais vendam o trigo para o governo no preço mínimo estabelecido.
No ano passado, traders compraram trigo de produtores a preços mais altos do que os preços de intervenção estabelecidos pelo governo na expectativa de uma oferta doméstica reduzida. Isso diminuiu a intervenção do governo em programas de vendas subsidiadas, que tiveram que ser compensadas pela importação de 5,5 milhões de toneladas. Foi a primeira importação de trigo da Índia em mais de seis anos, e a maior em termos de volume em várias décadas. As informações são da Dow Jones.
Comentários