Comunidade do CPA I ganha unidade de inclusão digital
A sala do CPA I é dotada de 11 computadores, todos com a tecnologia ‘Thin Client’, que armazena dados em um único servidor, reduzindo custos e amenizando problemas. Sua implantação só foi possível graças a parceria entre a Setecs, Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento), Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) e Brasil Telecom.
“A Setecs ficará responsável pelo acompanhamento do projeto, avaliação, reciclagem dos monitores e suporte de Web (correio eletrônico, páginas de Internet). A Brasil Telecom foi que liberou o acesso a Internet, oferecendo gratuitamente seus serviços. Já a MT Fomento articulou, junto a empresa Connec, a doação dos computadores. O Ceprotec entra na parceria como executor de cursos de capacitação para os monitores da unidade”, explicou o coordenador do MT Ação Digital, César Vidotto.
Segundo o presidente do bairro, Sebastião Odir Siqueira Campos, a necessidade de levar a inclusão digital até o CPA I foi detectada a partir de uma pesquisa entre a comunidade. “Esta pesquisa foi realizada em 2003 e 70% da população pediu na época o acesso à informática. Então em 2005, nos reunimos em audiência com o governador Blairo Maggi, solicitando a implantação da unidade. Temos certeza de que o projeto ajudará muito nas pesquisas escolares, complementando nosso acervo literário, que conta hoje com mais de 7 mil livros.
A secretária em exercício, Roseli Barbosa, esteve presente na inauguração da unidade no CPA e destacou a importância do acesso às tecnologias de informação. “Sabemos que ainda é pequeno o acesso a Internet no Estado, por isso, o Governo desenvolve políticas públicas específicas no combate a essa exclusão digital. O analfabeto digital sofre muito na sociedade moderna e tecnológica em que vivemos”, discursou.
No início deste mês o projeto também inaugurou uma unidade móvel, um ônibus dotado com computadores e acesso direto à internet via satélite, doado pela empresa Real Norte à Setecs.
Comentários