Santos enfrenta reservas do Gimnasia na Libertadores
Líder isolado do Grupo 8 da Libertadores, com duas vitórias nos dois jogos que fez até agora, o Santos quer aproveitar o jogo dentro de casa contra o Gimnasia para ficar mais perto da vaga na próxima fase. O técnico Vanderlei Luxemburgo deve escalar o mesmo time que enfrentou o São Paulo, embora o lateral-direito Denis, o volante Rodrigo Souto e o atacante Rodrigo Tiuí, que sofreram contusões leves no clássico, ainda sejam considerados dúvidas.
"Por tudo o que aconteceu no jogo de domingo, o grupo saiu fortalecido para enfrentar o Gimnasia. O empate no finalzinho teve importância maior do que se fosse uma vitória em circunstâncias normais", analisou o goleiro Fábio Costa, capitão e um dos principais líderes do time do Santos.
Para ele, a equipe mostrou que está pronta para enfrentar qualquer tipo de desafio, como contra o São Paulo, quando cresceu ao se sentir prejudicada por um erro da arbitragem e evitou uma derrota que parecia consumada - o gol de Carlinhos saiu aos 46 minutos do segundo tempo.
Com oito pontos em cinco jogos, o Gimnasia está na oitava colocação do Torneio Clausura do Campeonato Argentino. Na Libertadores, é o terceiro colocado no Grupo 8, com três pontos em duas partidas.
Assim, seis jogadores reservas, que não enfrentaram o Belgrano no empate em 2 a 2, no domingo, deverão estar em campo contra o Santos. Os titulares Lucas Landa, Ignacio Piatti e Reinaldo Alderete serão poupados, mas os outros nomes não foram divulgados.
"Não menosprezamos o Santos nem qualquer outra equipe, mas agora prefiro dar mais atenção ao Campeonato Argentino", explicou o técnico Pedro Troglio.
Identificação
Depois do clássico de domingo, Fábio Costa acredita que finalmente a torcida se identificou com o time. "A reação do torcedor é compatível com o esforço da equipe em campo. Pelas condições do gramado e a disposição dos jogadores, a partida com o São Paulo parecia jogo da Libertadores. A torcida gostou, acreditou até o fim e foi premiada com o gol do Carlinhos nos acréscimos. Por isso, acredito que a Vila vai estar cheia amanhã", disse o goleiro.
Para Fabio Costa, o que aconteceu domingo, na Vila Belmiro, foi o pontapé inicial de um novo tipo de relação entre time e torcida. "É bom que continue assim, porque vamos precisar de incentivo nos jogos da Libertadores, onde o torcedor tem um peso decisivo. Também ficou claro que a nossa equipe é difícil de ser batida quando põe a bola no chão e impõe o seu ritmo de jogo", disse.
Luxemburgo reforçou o pedido de Fábio Costa para que o torcedor comporte-se hoje como fez no clássico. "Vou pedir para chover sempre durante os jogos, na esperança que se repita o bonito espetáculo do domingo", brincou o treinador.
Mas Luxemburgo sabe que a partida de hoje terá características diferentes por ser da Libertadores. "Provavelmente, o Gimnasia vai se fechar na defesa e tentar surpreender nos contra-ataques", admitiu o treinador. "Vamos entrar com o pensamento na vitória para ficarmos com nove pontos, seis a mais do que eles, o que nos deixará perto da classificação."
Ficha técnica
Santos: Fábio Costa; Denis, Antonio Carlos, Adaílton e Kleber; Rodrigo Souto, Maldonado, Cléber Santana e Zé Roberto; Rodrigo Tiuí e Marcos Aurélio. Técnico Vanderlei Luxemburgo.
Gimnasia: Carlos Kletnicki; Gustavo Semino, Santiago Gentiletti, Jorge San Esteban e Germán Bausualdo; Alvaro Ormeño, Matías Escobar, Roberto Cornejo, Antonio Pacheco; Sergio Leal e Antonio Piergüidi. Técnico: Pedro Troglio.
Árbitro: Ricardo Grance (Paraguai)
Horário: 21h45
Local: Estádio de Vila Belmiro, em Santos
Comentários