Produtos vendidos via internet têm deflação em março
Com relação ao mês de fevereiro, a categoria "Viagem e Turismo" se destacou com a maior queda, de 8,53%, no índice e-flation em março. A redução, segundo o levantamento, acompanha a movimentação negativa do último período, motivada pelo pós-ferias. Ainda entre as categorias que registraram deflação estão "Telefonia" (3,51%), "Eletroeletrônicos" (3,38%) e "CDs e DVDs" (2,01%). A cesta composta apenas por "Automóveis" teve pequena deflação de 0,09%.
Ainda assim, o e-flation também apontou inflação no mês de março. Foi o caso da categoria "Livros", que registrou alta de 9,12%, seguida por "Perfumaria", (+6,63%) e "Brinquedos" (+1,91%). As outras categorias que também sofreram inflação foram "Produtos para Casa" (+0,80%), "Informática" (+0,31%) e "Linha Branca" (+0,05%).
Segundo o professor Claudio Felisoni, coordenador geral do Provar/FIA, com a atualização da metodologia e análise dos dados, nos últimos doze meses o e-flation acumula 2,28% de deflação.
Comentários