Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 13 de Março de 2007 às 16:53

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, quer que o Banco Central cumpra exatamente o centro da meta da inflação, que é de 4,5%. Com isso, seria possível para o BC reduzir de forma mais acelerada a taxa básica de juros. "O BC tem sim que cumprir o centro da meta. Ele vai perseguir essa meta", disse.

No ano passado, a inflação ficou em 3,14% e o BC sofreu fortes críticas por não ter reduzido a taxa de juros de forma mais acelerada. Com uma taxa elevada, a inflação ficou muito baixa, mas o crescimento da economia ficou comprometido.

Para o ministro, diferente do ano passado, a inflação no centro da meta é possível porque a economia crescerá mais e o câmbio, em algum momento, irá reagir e, dessa forma, deixará de ser um fator "antiinflacionário".

O objetivo do ministro é que até o final do segundo mandado do presidente Lula, a taxa de juros real, descontada a inflação, seja de 5%, semelhante a de outros países emergentes.

Mantega lembrou que a taxa já está em 8%. "Cair três pontos ao longo de quatro anos vai ser sopa, é fácil. Tenho certeza que isso será feito", afirmou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236902/visualizar/