Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Março de 2007 às 16:11

    Imprimir


A desembargadora Shelma Lombardi de Kato vai integrar um grupo de pesquisa em meio ambiente, formado por professores doutores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade da Califórnia. O grupo vai estudar a relação entre Meio Ambiente, Direito e Estado no âmbito de Mato Grosso. Outra missão do grupo será organizar uma conferência internacional em Mato Grosso, voltado para a área ambiental.

O convite partiu do professor doutor em ecologia pela Universidade da Califórnia, Robert Buschbacher, e do Coordenador-Geral do Núcleo de Direito e Política Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor doutor Carlos Teodoro Irigaray. Robert Buschbacher veio a Mato Grosso para assinar convênio de um curso de mestrado pela UFMT, em parceria com a Universidade da Califórnia.

O grupo integrado pela desembargadora Shelma Lombardi também vai levantar todas as ações, cíveis e criminais, que dizem respeito a agressões ao meio ambiente. Outra meta de grupo é implantar cursos específicos para treinamento de magistrados área ambiental, em parceria com a Escola Superior da Magistratura.

"Será um grande prazer integrar esse grupo, principalmente porque já trabalho junto com o professor Carlos Irigaray", respondeu a desembargadora.

A desembargadora Shelma Lombardi de Kato é reconhecida internacionalmente pela atuação em prol do meio ambiente e dos direitos humanos.

Ela também é professora da UFMT desde 1976, onde atualmente leciona Direito Penal. Em 1989 coordenou, em conjunto com o desembargador Mauro José Pereira, o projeto "Defenda a Vida", voltado para os interesses sociais, a defesa da qualidade de vida e do meio ambiente. Como resultado concreto, o projeto atuou na pesquisa para implantação dos Juizados de Pequenas Causas em Cuiabá; na pesquisa sobre a violência urbana na Capital, propondo a adoção de modelo de escola em tempo integral, com participação da comunidade. O projeto também propôs a criação da disciplina de "Direito Ambiental", no currículo do curso de Direito da na UFMT.

A desembargadora também palestrou e teve participação ativa, inclusive como organizadora, em dezenas seminários voltados para o meio ambiente. Entre eles consta o evento realizado em janeiro de 1986, que analisou o impacto da Usina Hidrelétrica de Manso. O seminário, também em 1986, sobre a comemoração da Semana Nacional de Meio Ambiente. Em 1987, discursou na abertura da semana jurídica sobre a questão ambiental em Mato Grosso. Em 1989, participou de seminário organizado pela Fundação Konrad Adenauer da Alemanha, e pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, sobre a proteção do Meio Ambiente no Brasil-Pantanal Matogrossense, entre muitos outros.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236912/visualizar/