Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 13 de Março de 2007 às 11:27

    Imprimir


Mesmo em fase de testes, a usina hidrelétrica Canoa Quebrada já está interligada ao sistema de fornecimento de energia. Construída no rio Verde, na divisa entre Sorriso e Lucas do Rio Verde, ampliou a oferta de energia em toda a região, principalmente nos dois municípios. É o que explicou o diretor Manuel Martins.

São três turbinas com potência de 28 megawatts. “A energia produzida é destinada para o sistema de transmissão da concessionária beneficiando toda a região e em especial Sorriso e Lucas do Rio Verde por estarem mais próximos da fonte de energia”, acrescentou.

Ainda não há data para inauguração da hidrelétrica, pois, segundo Martins, estão sendo feitas algumas instalações e ajustes das unidades geradoras. “Há fornecimento de energia normalmente para o sistema, mas com algumas paradas temporárias para sanar pendências de montagem dos equipamentos”, completou.

Os investimentos chegaram a R$ 90 milhões, sendo que parte pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), pelo BNDS, e o restante foi investido pela própria empresa, responsável também pela operação e manutenção da usina.

O reservatório ocupa uma área de 1.050 hectares e a barragem, com 820 metros de comprimento, tem uma altura de 34 metros e duas comportas de controle do excedente de água não utilizado pelas turbinas. Quando estiver operando no máximo de sua capacidade, calcula-se que terá uma vazão variável de 100 a 250 metros cúbicos por segundo.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236993/visualizar/