Começa a temporada 2007 de divulgação de Mato Grosso
A secretária adjunta do Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, que participou esta semana de dois workshops da Braztoa, em São Paulo e de um realizado durante a Bito, no Rio de Janeiro conta que cada reunião teve a presença de pelo menos 30 operadores que vendem os produtos brasileiros para os outros países. “A idéia é divulgar o Centro-Oeste. Fica muito mais fácil falar do Brasil Central do que divulgar cada produto individualmente”, explica.
Para executar o programa Brasil Central, Vanice ressalta que cada Estado do Centro-Oeste entrou com uma parte da verba para divulgação da região. Mato Grosso contribuiu com R$ 170 mil, ou seja, um terço da verba descentralizada. “Esta é a primeira vez que acontece esta integração que é muito importante para o Centro-Oeste. O resultado, que é o aumento do fluxo de turistas vamos começar a perceber a médio e longo prazo”, avalia. Ela diz ainda que os operadores reclamam muito da dificuldade e da falta de recursos para trabalhar com a divulgação internacional. “Agora, com este projeto, será possível viabilizar o estante, mas cada operador tem que assumir seu custo de viagem”, completa.
Além dos workshops do Programa Brasil Central, Mato Grosso também esteve presente na 12ª edição do Centro-Oeste Tur - Salão de Negócios Turísticos, realizada na semana passada em Goiás. Além do técnico da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), José Humberto Falcão, o Estado de Mato Grosso marcou presença com mais de 200 profissionais do turismo. Este ano a empresa organizadora do evento afirmou que houve um crescimento de aproximadamente 15% no fluxo de negócios. Este ano a feira contou com 117 estandes para expositores e teve a participação de pelo menos mil profissionais incluindo operadores e agentes de viagens vindos de todos os recantos do Brasil.
Este ano, Mato Grosso através da equipe de técnicos da Sedtur, já participou da BTL, em Lisboa, Portugal, da Fitur, que aconteceu em Madri, na Espanha e da ITB, em Berlim, na Alemanha. Este mercados são prioridades e foram os próprios operadores que definiram o foco de divulgação.
Comentários