Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 12 de Março de 2007 às 15:05

    Imprimir


O horticultor, Rogério Sasaki, 42, de Sarandi (PR), produz alimentos orgânicos há três anos. Foi um dos primeiros na região a conseguir o selo do Instituto de Biodinâmica (IBD). Ele diz que o faturamento com a produção sem agrotóxicos é 40% superior à convencional. "No início tive um pouco de dificuldade para controlar pragas, mas atualmente domino a técnica", conta.

A área de 3,6 hectares é destinada à produção de alface, couve, brócolis, cebola de cheiro, repolho, salsinha e tomate cereja. Segundo o produtor, o tomate e o pepino são os alimentos mais difíceis de serem produzidos. "Essa técnica utiliza mais mão-de-obra. O trabalho e acompanhamento devem ser intensos", ressalta. Ele explica que na produção orgânica, as ações de controle de pragas devem ser preventivas.

Visualmente, o que diferencia um plantio orgânico de um convencional é a presença de ervas daninhas - são conservadas propositalmente em parceria com hortaliças e tem a função de atrair os insetos e fazer a cobertura do solo.

O processo de produção de mudas é convencional. Os frutos orgânicos têm aparência menos atraente que os convencionais. "Mercado para essa produção não falta", afirma o produtor.





Fonte: Diário de Maringá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237168/visualizar/