Estudantes indianos são instruídos a sair da Web e fazer amigos
As autoridades do Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), uma escola de elite localizada em Bombaim, disseram que os estudantes abandonaram seus relacionamentos sociais e que muitos se atrasavam para as aulas matinais, ou dormiam em classe.
"Agora, os alunos nem sabem quem vive dali a duas portas, porque estão ocupados demais com a Internet", disse Pakrash Gopalan, diretor de assuntos estudantis.
"A velha cultura de camaradagem e relacionamento sociável entre os estudantes se foram. Isso não é saudável, em nossa opinião", acrescentou.
O IIT de Bombaim, com cerca de 5 mil alunos, é uma das sete unidades do IIT no país, e tem a reputação de ser uma das melhores escolas de engenharia do mundo. Seus alunos representam uma reserva de talento explorada pelos gigantes da tecnologia mundial.
Mas o currículo exigente, a competição severa e o estilo de vida introspectivo do campus causam problemas aos estudantes.
Depressão e estilos de vida disfuncionais são problemas comuns entre os alunos do IIT, e pelo menos nove deles cometeram suicídio nos últimos cinco anos. A unidade de Bombaim registrou dois suicídios e diversas tentativas.
Os alunos têm acesso ilimitado à Internet em seus quartos nos alojamentos, para ajudá-los em seus estudos, mas muitos usam a rede para navegar, conversar, baixar filmes e música, manter blogs e jogar.
A partir de segunda-feira, o acesso à Internet será proibido entre as 23h e as 0h30, nos 13 dormitórios que servem de alojamento ao IIT de Bombaim, para encorajar os estudantes a dormirem cedo e tentar forçá-los a sair de suas "conchas", disse Gopalan.
"O desempenho acadêmico caiu e a participação nas atividades esportivas, culturais e sociais também se reduziu", disse ele.
Mas a medida não atraiu simpatia dos estudantes, que afirmam que odeiam verem suas vidas serem reguladas.
"Agora eles vão dizer que nós precisamos ouvir canção de ninar para irmos para a cama", disse Rajiv, estudante de eletrônica que deu apenas o primeiro nome.
Gopalan afirma que representantes de outros campi da IIT estão estudando medidas similares de restrição da Internet em seus dormitórios.
Comentários