OAB federaliza Exame de Ordem e acaba com “candidatos ambulantes”
Neste primeiro momento, a federalização atingirá 17 estados. Posteriormente, outros estados OAB serão agregados até que o certame seja nacional. Segundo Faiad, o Exame de Ordem de abril próximo deverá ser totalmente administrado pela Fundação Cespe, da Universidade de Brasília, que ficará responsável pelas inscrições, aplicação das provas, correção, análise de eventuais recursos e divulgação dos resultados.
“Essa situação acaba também com outras discussões sobre reserva de mercado” – disse. Faiad lembrou que a OAB em Mato Grosso sempre foi rígida com o Exame de Ordem, procurando avaliar o candidato em toda a sua plenitude como forma de garantir bons profissionais para atender a sociedade. “Os candidatos que não eram aprovados nos acusavam de querer proteger o mercado. Agora isso acaba, coloca fim a uma discussão antiga e que não tinha o menor cabimento” – destacou.
No próximo dia 13, às 17 horas, Faiad e a Comissão de Exame de Ordem, que passa a ter caráter de acompanhamento apenas, se reúnem com os diretores de faculdades de Direito e também com os dirigentes de cursinhos preparatórios, tanto de Cuiabá como do interior. A reunião será na sede da Seccional. O objetivo é apresentar o projeto, bem como o Edital do próprio Exame. “Vamos aproveitar e colher eventuais sugestões” – disse o secretário-geral adjunto da OAB, Daniel Teixeira, que passa a dirigir a Comissão de Exame de Ordem.
Faiad explicou que o exame federalizado permitirá algumas vantagens adicionais aos candidatos. Como, por exemplo, a inscrição pela Internet. Ele salientou que todas as etapas do concurso deverão ser acompanhadas eletronicamente. Nesse próximo exame as provas serão realizadas nas cidades de Cuiabá, Cáceres, Diamantino, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
Comentários