Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 11 de Março de 2007 às 10:45
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Alto Paraguai, MT – Distante 218 km a Médio-Norte de Cuiabá, o Município de Alto Paraguai vai revigorar a economia local fomentando a cadeia produtiva da piscicultura. O pontapé desta revitalização foi dado nesta sexta-feira (09.03) com a doação da empresa Delicius Fish de 500 mil alevinos que serão lançados no Rio Paraguai.

A piscicultura é uma das cadeias produtivas do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental da Bacia do Alto Rio Paraguai, que reúne 14 Municípios. “A piscicultura é uma alternativa de renda muito importante”, frisou o secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, durante a 12ª reunião do consórcio.

Além da piscicultura, os prefeitos, com o apoio do Estado, da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Sebrae e Banco do Brasil, estão fomentando as cadeias produtivas do leite, avicultura de corte, heveicultura (seringueira), fruticultura (abacaxi) e ovinocultura. “Trabalhar individualizado hoje se torna uma questão difícil. O caminho é trabalharmos unidos”, destacou o presidente do consórcio e prefeito de Denise, Israel Antunes Marques.

Entusiasmado com os primeiros resultados do consórcio, Antunes elogiou a iniciativa do Estado em organizar os consórcios por meio do Programa MT Regional. “Estamos conseguindo atrair a atenção do Governo federal. Com isso podemos obter recursos para investirmos no consórcio”, disse ele na abertura do evento.

Fórum permanente de debate, na reunião com os prefeitos foram proferidas palestras sobre piscicultura e produção de biodiesel a partir do pinhão manso. Os temas foram abordados pelos especialistas Adair José dos Santos (Empaer), João Pedro Gaspar (Delicius Fish) e Sílvio Rangel (Barralcool). “Quando você participa de um consórcio as portas se abrem. A união dos Municípios dá mais credibilidade”, comentou o prefeito de Alto Paraguai, Umbelino Alves Campos.

Como o Programa MT Regional prevê ações conjuntas do Governo, o encontro contou ainda com a participação da presidente da Agência Reguladora (Ager), Márcia Vandoni, que explicou aos prefeitos a atuação do órgão nas áreas de energia, transportes e posteriormente infra-estrutura. “Nós temos obrigação de fazer com que o serviço seja o melhor possível para a população”, reiterou ela.

Também participou do encontro o deputado Domingos Fraga (PFL), o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vivaldo Lopes, além dos prefeitos e representantes dos Municípios de e Alto Paraguai, Nortelândia, Denise, Barra do Bugres, Arenápolis, Nova Marilândia, Diamantino, Nova Olímpia, Santo Afonso, Porto Estrela, São José do Rio Claro e Campo Novo do Parecis.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237430/visualizar/