Secretaria Infra-estrutura e Sinduscon discutem valor das obras estaduais
O encontro aconteceu na Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), nesta quinta-feira. Estavam presentes o presidente do sindicato, Luiz Carlos Richter, bem como a nova diretoria e representantes de empresas filiadas.
Os empresários entregaram ao secretário um documento no qual havia uma série de sugestões para a melhoria dos serviços da instituição. Entre os itens, estava a apresentação mais clara dos índices que formam a tabela de preços do Governo do Estado.”O preço do material é concreto, no entanto questões como a carga tributária, impostos trabalhistas e equipamentos de proteção individual não estão totalmente inclusos na planilha de custos”, afirmou Richeter.
Para solucionar o problema, Marcheti definiu a formação de uma equipe de trabalho, constituída de técnicos da instituição e membros do Sinduscom para buscar a formatação de uma nova planilha, bem como avaliar os demais tópicos do documento elaborado pelo sindicato.
Outra questão discutida foi a exigência da adesão ao PBQP-H das empresas que participam de licitação estadual. O programa é um conjunto de ações, cujo objetivo é tornar o setor de construção mais competitivo, reduzindo os custos e aumentando a qualidade do habitat de trabalho.
As obras que são contratadas pelo Estado têm como requisito o PBQP-H, no entanto o problema está nas obras conveniadas com prefeituras. Neste caso, quem licita a empresa é o município, ou seja, o processo licitatório não é atribuição da Sinfra, no entanto o grupo de trabalho irá discutir saídas para sanar a dificuldade.
Comentários