MT já notificou 6.566 casos de dengue no ano de 2007
Dos quatro casos de dengue hemorrágica, três evoluíram para cura, ou seja, os dos municípios de Lambari do Oeste, Santa Rita do Trivelato e Barra do Bugres e os pacientes estão passando bem.
Já o caso do município de Carlinda a pessoa morreu. O caso de Sinop, que resultou em morte, ainda não foi confirmado como sendo de dengue hemorrágica.
No Plano de Contingência de Combate à Dengue, desencadeado pela Secretaria de Estado de Saúde, os municípios de ocorrência dos casos notificados estão sendo monitorados e, em caso de necessidade, são desenvolvidas ações de controle do vetor com a aplicação de nebulização espacial, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Escritórios Regionais de Saúde.
Agora essas ações são aplicadas nos municípios de Alta Floresta, Sinop e Carlinda.
A coordenadora estadual do Programa de Combate à Dengue, Maria de Lourdes Girardi, disse que, nesse mês de março, a Secretaria de Estado de Saúde está enviando equipes técnicas aos municípios de São José dos Quatro Marcos, Araputanga e Nova Brasilandia para fazer a supervisão e o acompanhamento das ações de combate à doença, que estão sendo desencadeadas pelas Vigilâncias Ambientais e Epidemiológicas desses municípios.
“A supervisão e o acompanhamento da Saúde do Estado inclui a verificação das ações de controle do vetor, visitas à Unidades de Saúde dos municípios para constatar se os critérios recomendados pelo Ministério da Saúde estão sendo seguidos no atendimento de qualidade ao usuário do Sistema Único de Saúde.
Além da checagem da confecção da planilha de casos notificados e a qualidade da notificação”, disse Maria de Lourdes, alertando ainda que os municípios devem intensificar as ações diárias no enfrentamento da dengue, que são as visitas de casa a casa com tratamento nos principais criadouros (reservatórios de água) encontrados, bem como o bloqueio químico nos pontos estratégicos.
Comentários