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Nacional
Sexta - 09 de Março de 2007 às 10:43

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A comissão da Aeronáutica que investiga as causas do acidente envolvendo o Boeing 737 da Gol, em setembro de 2006, concluiu que os equipamentos de navegação do jato Legacy que se chocou com o Boeing funcionavam normalmente antes da tragédia. Após o choque, o avião da Gol caiu no norte do Mato Grosso, provocando a morte dos 154 passageiros; o jato conseguiu pousar sem vítimas.

Segundo o anúncio feito nesta quinta-feira pelo coronel Rufino Ferreira, que preside as investigações, o transponder (que transmite sinais entre aeronaves), o sistema anti-colisão e o rádio do Legacy funcionavam normalmente. A informação foi repassada aos parentes das vítimas do Boeing em Brasília e reforçou a tese de falha humana no acidente, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Conforme nota distribuída pela Aeronáutica depois da reunião, os testes nos equipamentos do Legacy foram realizados nas instalações da Honeywell, fabricante do transponder, e da ACSS, que produziu o sistema anti-colisão – ambas nos EUA.

Descartada a falha nos aparelhos, restam duas hipóteses para que o transponder estivesse inoperante durante o vôo: ou foi desligado, de propósito ou inadvertidamente, ou houve alguma falha de instalação no Legacy, que saía da fábrica da Embraer, que produziu o jato.

Nos bastidores, a Aeronáutica trabalha com a hipótese de os pilotos americanos do jato, Joe Lepore e Jan Paladino, terem desligado inadvertidamente o equipamento. Transcrições das conversas de Lepore e Paladino, registradas pela caixa-preta do Legacy, mostram que em nenhum momento da viagem os dois falaram em desligar o transponder ou demonstraram saber que ele estava inoperante.





Fonte: 24HorasNews

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