Rondonópolis ganha filial de Cervejaria
A cervejaria será a primeira de grande porte a se instalar na cidade e a terceira do Estado. A confirmação do empreendimento foi feita pelo prefeito Adilton Sachetti, em coletiva no fim da tarde de ontem. A previsão é de que a indústria seja inaugurada no início do ano que vem.
Segundo Sachetti, as obras da nova fábrica terão início dentro de 30 dias. O empreendimento será instalado em uma área de 40 hectares no quarto Distrito Industrial de Rondonópolis, implantado na antiga área do 18º Grupo de Artilharia e Campanha-GAC, do Exército, às margens da BR-163. A empresa ficará com o maior terreno do complexo industrial e será a primeira a iniciar as obras no local, quase em frente ao local onde funciona a fábrica de agrotóxicos da Nortox.
O prefeito afirma que o novo distrito, ainda sem escritura, deve estar regularizado dentro de uma semana.
A produção de cerveja da fábrica de Rondonópolis será distribuída para 10 estados do Centro-Oeste e Norte do país. Na opinião de Sachetti, o município foi escolhido para abrigar a fábrica por estar em um ponto estratégico, o que vai facilitar a distribuição do produto. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Élio Rasia, destaca que a hidrovia Paraguai-Paraná, com porto em Cáceres (oeste do Estado), foi decisiva no interesse da cervejaria por Mato Grosso. “Eles vão trazer a cevada da Argentina, via hidrovia. Isso vai significar um diferencial no preço do frete”.
Sachetti avalia que a confirmação da instalação da Crystal representa uma mudança no perfil da cidade. Segundo ele, antes o foco era apenas o agronegócio. Agora, o município passa a ser um pólo industrial da região sul de Mato Grosso. “Seremos um pólo nacional de cerveja, uma vez que a produção local será distribuída para outros 10 estados”, observa o secretário de Desenvolvimento Econômico.
O prefeito acrescenta que o empreendimento vai trazer um novo dinamismo para a cidade, movimentando empresas fornecedoras de matéria-prima e de prestação de serviços.
A expectativa é que para cada emprego direto gerado a cervejaria movimente pelo menos 10 de forma indireta, especialmente no trabalho de distribuição do produto. “É uma vitória para a cidade. Trabalhamos muito para trazer esta fábrica para Rondonópolis”, comemora Sachetti. As negociações entre a prefeitura e a Cervejaria Petrópolis para a construção da fábrica da Crystal começaram no fim de 2004. A demora até confirmação do empreendimento aconteceu devido às negociações entre a cervejaria e o Estado sobre os incentivos fiscais que seriam concedidos à empresa.
Comentários