Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 09 de Março de 2007 às 01:51

    Imprimir


O presidente dos EUA, George W. Bush, desembarcou às 20h14 de ontem em São Paulo e hoje tem encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos quais vai ouvir o colega brasileiro pedir a redução da tarifa do álcool importado pelos Estados Unidos. Um dos argumentos a serem usados pelo governo brasileiro é a disposição americana de tornar o etanol uma commodity internacional - como o petróleo, que não tem sobretaxa.

Lula chamou de “nefastos” os subsídios dados pelo governo aos agricultores americanos, após encontro com o presidente alemão, Horst Köhler. Disse também que a pobreza e o terrorismo do mundo só serão superados quando os países pobres puderem exportar seus produtos aos Estados Unidos e à Comunidade Européia sem barreiras tarifárias.

A visita de Bush ocorre num momento em que Lula é o líder com melhor imagem nos países latino-americanos, segundo o Instituto Ipsos. A avaliação positiva do brasileiro supera a negativa em mais de 35 pontos porcentuais em países como Peru e Bolívia. Bush tem a pior imagem, com saldo negativo. Mesmo antes de sua chegada, um protesto na Avenida Paulista terminou em confronto com a Polícia Militar, que teve feridos.

Agenda do Bush

O presidente Bush cumpre hoje a agenda oficial de sua visita ao Brasil, primeira parada de um tour pela América Latina. O ponto principal da agenda é o encontro com Lula para discutir um possível acordo para o desenvolvimento de um mercado internacional do álcool.

Por volta das 10h30, Bush deve visitar um terminal de etanol, da Transpetro, em Guarulhos, e depois visitará crianças carentes do Morumbi, que formam uma orquestra, e que foram visitadas pelo ex-secretário do governo norte-americano Collin Powell, há três anos.

Bush terá um encontro, por volta das 12h45, e, em seguida, almoçará com o presidente Lula no Hotel Hilton, onde está hospedado. Às 14h30, Bush deve conceder uma entrevista coletiva à imprensa, no próprio Hilton.

À noite, o presidente Bush embarca do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, para o Uruguai, onde passará todo o dia de sábado, antes de seguir para a Colômbia, onde cumprirá agenda no domingo. Na segunda-feira, o presidente norte-americano estará na Guatemala, na América Central, e, na terça-feira, cumprirá agenda no México, última parada de seu giro pela região.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237803/visualizar/