Marcha das Violetas comemora Dia Internacional da Mulher
Porém, a Marcha também é para festejar as vitórias como a Lei Maria da Penha, a criação da Secretaria Especial de Política para Mulher ligada a Presidência da Republica (SPM/PR), os Conselhos de Estado e do município dos Direitos da Mulher, o aumento do número de mulheres concluindo o terceiro grau, muitas ocupam cargos de chefia em pequenas, médias e empresas de grande porte, mesmo com salário cerca de 30% menor se comparado com o mesmo cargo ocupado por um homem.
De acordo com a vice-prefeita professora Jacy Proença, o objetivo da Marcha é mobilizar e conscientizar a sociedade da importância em desenvolver políticas direcionadas a gênero, pois caso contrário, essas vitórias jamais seriam possíveis. Jacy ressalta a implantação da Diretoria de Políticas Especiais ligada a Vice-Prefeitura e os resultados obtidos durante os dois anos e três meses de gestão.
Ela comenta da importância da mobilização para lembrar as mulheres que já foram referencia no Estado, como: Maria Taquara, Dunga Rodrigues, Maria Helena Povoa, Mãe Bonifácia, Zulmira Canavaros, Ana Maria do Couto, entre outras, que são exemplos de vida e inspiração a muitas mulheres, principalmente as que hoje já ocupam liderança em movimentos comunitários, na política e no empresariado.
A mobilização da Marcha acontece às 15h, na Igreja do Rosário/Capela São Benedito, o percurso será a Avenida Tenente Coronel Duarte, sobe a Getulio Vargas e finaliza na Praça Alencastro, com shows de artistas locais.
A Agenda Única do Mês da Mulher que começou no dia cinco de março termina no dia 28 de março, concentra 25 ações e envolve 21 entidades, entre secretarias municipais, do Estado, entidades do segmento, Ong(s) e empresas privadas.
Comentários