Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 07 de Março de 2007 às 09:20

    Imprimir


Um jato da companhia aérea estatal indonésia Garudo pegou fogo ao pousar no aeroporto de Yogyakarta na manhã de quarta-feira (horário local). Não há consenso sobre o número de vítimas fatais. Segundo o secretário do Gabinete de governo Sudi Silalahi, morreram 21 pessoas. Conforme o secretário provincial Bambang Susanto, 49.

"Encontramos 48 cadáveres no local. Uma pessoa morreu no Hospital Sardjito", disse o secretário provincial Bambang Susanto, referindo-se ao principal centro médico da cidade.

A mídia australiana disse que jornalistas e membros do corpo diplomático do país estavam a bordo do avião. Os jornalistas estavam cobrindo a visita do ministro australiano do Exterior, Alexander Downer, que não estava na aeronave, mas tinha agendada uma visita a Yogyakarta ainda nesta quarta-feira.

A companhia aérea estatal indonésia Garuda, proprietária do avião que se incendiou esta manhã quando aterrissava no aeroporto de Yogyakarta, em Java Oriental, informou que o número de mortos no acidente é de 22, e não 49, como disseram inicialmente fontes do aeroporto.

"Aconteceu quando ele (avião) passou da pista e pegou fogo", disse Susanto. "Sabemos que há passageiros recebendo tratamento em um hospital da Força Aérea", acrescentou. A emissora de rádio Elshinta disse que 16 pessoas foram levadas ao hospital.

"O avião passou da pista durante o pouso e atingiu as cercas do aeroporto", disse um dos sobreviventes à Metro TV. A fuselagem da aeronave foi queimada e uma fina fumaça branca saía dos destroços.

A agência de notícias estatal Antara disse que o número do vôo era GA-200, que seria uma aeronave que faz a rota entre Jacarta e Yogyakarta.

De acordo com a CNN, 76 pessoas que estavam no fundo da aeronave conseguiram sair. Segundo um funcionário do aeroporto Adi Sucipto, muitos passageiros ficaram presos no interior do avião e morreram carbonizados.

"Vi várias pessoas completamente carbonizadas na porta de saída do avião", declarou o capitão Yos Bintoro. "Vi mortos na cabine, mas não sei dizer se eram o piloto e o co-piloto". Dezenas de feridos foram levadas para os hospitais da cidade, segundo funcionários do aeroporto.

Um funcionário do Hospital Panti Rini confirmou que "16 pessoas deram entrada no local, incluindo feridos graves e leves". A Garuda Indonesia, companhia estatal proprietária do aparelho, informou que a aeronave transportava 133 passageiros e um número ainda não confirmado de tripulantes.

Uma passageira disse que desceu da aeronave em meio às chamas, enquanto outros passageiros ficaram para trás, tentando sair do avião. Uma testemunha ouvida pela rádio Elshinta contou que o avião foi completamente destruído pelas chamas. "O avião está carbonizado. O fogo começou bruscamente a partir da roda dianteira".

A Garuda Indonesia acumula mais de US$ 800 milhões em dívidas e mantém a má fama conquistada na época do regime autoritário de Suharto, apesar de ser a companhia aérea mais confiável do país.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238211/visualizar/