Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Março de 2007 às 08:53
Por: Jocelaine Simão

    Imprimir


O Conselho Municipal de Saúde (CMS) irá se reunir com o prefeito Júlio César Ladeia nos próximos dias. A iniciativa da reunião surgiu após os conselheiros municipais receberem denúncias de possíveis irregularidades que estariam sendo cometidas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A presidente do CMS, Rosani Maria Conte, informa que o Conselho está preocupado com algumas ações que estão sendo praticadas na Secretaria, entre elas a demissão de médicos através de correspondências, como também a contratação de profissionais sem a realização de teste seletivo. Outro fato que está preocupando os conselheiros é a mudança dos ambulátorios (Cardiologia, Nutricionista, Clínico Geral) para o Posto Central, além da determinação do secretário de saúde, Toninho Iporã, de liberar as guias do consórcio somente para os casos de urgência e emergência, buscando economizar para quitar uma dívida com o Hospital das Clínicas. “Estamos cansados de procurar o secretário, que hoje (ontem) não compareceu à reunião, agora vamos levar o assunto ao conhecimento do prefeito, caso nenhuma medida seja tomada iremos recorrer ao Ministério Público”, declara Rosani.

Ela reclama que o Conselho Municipal de Saúde só é procurado pelo atual secretário nos casos que envolve liberação de verbas ou que são considerados de interesse da secretária. “No caso da instalação do Centro de Reabilitação e Fisioterapia e do Laboratório Central no prédio da Farmácia de Manipulação, o secretário nos procurou e buscou a aprovação do Conselho, mas agora nos casos dos ambulatórios, sequer fomos informado do fato.

Estamos nos sentido desprestigiados”, desabafa Rosani, informando ainda que o Laboratório apenas mudou de endereço, pois não está funcionado, como também o Centro de Reabilitação e Fisioterapia continua aguardando os equipamentos novos. “O local hoje não tem telefone, recepcionista e motorista. Está à mercê”, declara a presidente do CMS.

Durante a reunião ordinária do CMS aconteceu a eleição do vice-presidente, sendo escolhido o conselheiro Magnivaldo Alves Ribeiro. Ele permanece no cargo até o mês de abril, ocasião que haverá eleição para escolha da nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde.

CIST: A Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador (CIST) também foi discutida na manhã de ontem. A CIST foi reapresentada aos conselheiros pelo especialista em Saúde do Trabalhador, Marcos Aurélio da Cruz. A comissão tem como objetivo zelar pela melhoria na qualidade de vida dos trabalhador.

A equipe de reportagem do DS tentou entrar em contato com o secretário de Saúde, Toninho Iporã, que no momento estava em reunião e ficou de retornar a ligação, o que não foi feito até o fechamento da edição.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238220/visualizar/