Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 06 de Março de 2007 às 13:34

    Imprimir


Pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciências, de Israel, identificaram vários genes que intervêm no processo que impede a divisão das células. Isso poderia prevenir o câncer, que se caracteriza pela reprodução celular sem limite. Quando uma célula normal responde ao sinal de divisão, simultaneamente o organismo ativa o "sistema de freio" que o impede, disse nesta terça-feira um porta-voz da instituição.

O porta-voz acrescentou que, quando o sistema falha, a divisão das células fica descontrolada, o que pode ocasionar o câncer. A descoberta foi feita por uma equipe formada por médicos, biólogos, físicos, matemáticos e técnicos em computação, entre eles os professores do Departamento de Regulação Biológica, Yosef Yarden; do Departamento de Biologia Molecular da Célula, Uri Alon; do Hospital Cheeba, Gideon Rechavi, e pesquisadores do Centro de Câncer Anderson, do Texas, Estados Unidos.

Os pesquisadores começaram o estudo elaborando o mapa dos genes que atuam dentro das células e que ordenam a divisão. A ordem de "dividir" chega aos genes nas células normais vinda de fora, por meio de uma substância química conhecida como "fator do crescimento". Os genes ativados do exterior desencadeiam uma série de operações no interior da célula e produzem proteínas, algumas das quais causam sua divisão, enquanto outros se encarregam de impedir o processo.

De acordo com os pesquisadores, a identificação dos genes que interrompem a subdivisão nas células normais permitirá, no futuro, "reparar" o sistema de freio e, em conseqüência, evitar a reprodução descontrolada das células cancerosas. Os detalhes da pesquisa foram divulgados no site da revista Nature Genetics.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238363/visualizar/