PF suspende novos pedidos de passaporte no Rio
O estoque da PF é suficiente apenas para entregar os passaportes já pedidos - cerca de 1.500 por dia. Os documentos já solicitados serão emitidos normalmente. Às 10h30, a Casa da Moeda no Rio ainda não tinha informações sobre a origem do problema ou sobre quando as cadernetas voltarão a ser entregues.
São Paulo
Em São Paulo, a emissão dos passaportes também apresenta problemas, com aumento do tempo de espera para a entrega. Segundo a assessoria, os transtornos são causados devido à transição de modelos de passaporte.
Os documentos antigos estão sendo emitidos em número menor, causando um tempo de espera de até 12 dias. O tempo de espera para a retirada do passaporte na sede da PF em São Paulo era de cinco dias. Segundo a PF, as pessoas que comprovam a urgência na retirada do documento conseguem obtê-lo em menos tempo.
O novo modelo trará 16 itens de segurança, como código de barras bidimensional, paginação em filigrana e fundo com impressão íris, entre outros. O código de barras vai armazenar informações referentes à data de nascimento, altura e filiação da pessoa. A foto será digitalizada. Por enquanto, apenas as superintendências de Goiás e do Distrito Federal estão aptas a expedir o novo modelo.
Comentários