Fantástico mostra impunidade em Colniza (MT)
Barcelos destacou que as mortes violentas, conforme o estudo, se deslocou dos grandes centros para o interior do Brasil. Lembrou que Colniza, no sul da Floresta Amazônia, lidera o ranking. Disse que para chegar ao município na divisa de Mato Grosso com Rondônia é uma aventura. A aeronave pequena deve pousar em pista de terra batida.
A reportagem mostrou que o município só possui um hospital, batizado de André Maggi, para atender a uma população de 40 mil habitantes. Entrevistou a única enfermeira Elza, que teve um filho morto vítima de homicídio. Citou que 40 homens foram expulsos à bala de uma fazenda. O prefeito Adir de Souza disse que a maioria dos homicídios está relacionada aos conflitos agrários.
Dos 196 assassinatos, segundo a reportagem do Fantástico, somente quatro estão sendo investigados. Lembrou da impunidade e mostrou também que na cadeia pública para 60 lugares estão presos 32 e apenas um responde por homicídio. Os demais homicidas que cometeram crimes na briga por terra estão impunes. O juiz da Comarca de Colniza, emancipada em 1998, chegou a mostrar um arsenal de armas, incluindo espingardas de escopetas e até moto-serras apreendidos.
Comentários