Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Março de 2007 às 19:04

    Imprimir


O prefeito Wilson Santos e a vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, lançaram, nesta segunda-feira (05/03), a III Agenda Única do Dia Internacional da Mulher. Também nesta segunda, o prefeito assinou o decreto que institui 2007, como o Ano Municipal de respeito às Diferenças e Promoção dos Direitos Humanos. A Agenda reúne toda a programação municipal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de Março.

Durante todo o mês de março, serão promovidos uma série de eventos, como palestras, shows, seminários e oficinas, voltados para o público feminino. No dia 08, acontece a III Marcha das Violetas, no centro de Cuiabá. Todos os eventos são preparatórios para a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que será realizada nos dias 26 a 28 de abril. Toda a programação é coordenada pela vice-prefeita, Jacy Proença.

Ano Municipal – A prefeitura de Cuiabá, por meio da Vice-Prefeitura que tem sob sua responsabilidade a Diretoria de Políticas Especiais, tem voltado suas ações para a implantação de políticas públicas e ações que promovam a igualdade, equidade, qualidade de vida, o resgate da auto-estima e a dignidade das minorias.

O objetivo é fomentar e fortalecer os instrumentos legais de direitos, como a Declaração dos Direitos Humanos, a Constituição Federal e as Convenções Internacionais, trabalhando pela eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher e de discriminação racial, e construindo uma sociedade verdadeiramente moderna e solidária.

Marcha das Violetas – A III Marcha das Violetas terá início às 15h00min, no dia 08, na Praça do Rosário (Igreja do Rosário/São Benedito), percorrendo as avenidas centrais da cidade, com chegada na Praça Alencastro. Após Marcha, haverá um grande ato na Praça, com a presença das autoridades municipais. O prefeito Wilson Santos fará a entrega de títulos de regularização fundiária a mulheres chefes de família.

08 de Março – A história conta que, em 08 de março de 1857, em Nova York (EUA), acontecia a primeira greve conduzida por mulheres que lutavam por melhores condições de trabalho, como aumento de salário, redução de carga horária e licença-maternidade. Sendo reprimidas e acuadas pela polícia e pelos patrões, refugiaram-se num porão da fábrica, onde fora detectada um incêndio. Neste dia, 129 tecelãs foram carbonizadas.

A data tornou-se símbolo de reivindicações femininas em todo mundo, celebrado como o Dia Internacional da Mulher.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238522/visualizar/