Lula recebe PT para discutir arranjo final da reforma ministerial
No governo, a expectativa é que Lula anuncie as mudanças --ou parte delas-- ainda nesta semana para se antecipar à escolha do novo presidente do PMDB, marcada para domingo. A conversa com o PT é decisiva, uma vez que o partido reivindica, entre outras pastas, o comando do Ministério das Cidades --pasta prometida por Lula ao PP, atual titular do ministério.
O PT indica o nome da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy para o cargo. O partido também vai indicar o deputado Walter Pinheiro (BA) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A legenda quer manter as 16 pastas que ocupa no governo, além de ampliar sua participação no primeiro escalão.
Outra demanda dos petistas são secretarias com status de ministério, como a de Direitos Humanos --que tem como nomes cotados o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), a deputada Iriny Lopes (PT-ES) e o deputado estadual Renato Simões (PT-SP).
Além de Berzoini, Lula recebe nesta tarde o governador da Bahia, Jaques Wagner, um dos principais articuladores do PT na reforma ministerial. A expectativa é que Wagner compareça ao encontro acompanha do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), indicado pelos peemedebistas para ocupar o Ministério da Integração Nacional.
Comentários