Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 04 de Março de 2007 às 14:46
Por: André Xavier

    Imprimir


O governador Blairo Maggi foi homenageado na noite desta sexta-feira (02.03), em solenidade promovida por presidentes e diretores do Sistema Fecomércio - Sesc e Senac, da Amazônia Legal, reunidos no IX Encontro do segmento realizado na Capital mato-grossense. A cerimônia ocorreu no salão nobre do Sesc Arsenal, em Cuiabá e contou com a presença de dirigentes do setor do comércio de Mato Grosso e dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

Além do governador, que estava acompanhado da primeira dama do Estado e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, foram homenageados também, com o recebimento da comenda, Ordem do Mérito Comercial da Amazônia, o diretor geral do Departamento Nacional do Sesc, Marom Emili-Abib e o senador da República pelo estado de Rondônia, Valdir Raupp de Matos.

Na ocasião, Maggi agradeceu a homenagem e destacou que a região Centro-Oeste e Norte têm um território superior a muitos países europeus e que os empreendedores querem o desenvolvimento sustentado e sustentável desse território. Ele lembrou que como empresário foi um dos pioneiros na implantação do porto de Itacoatiara, no Amazonas, o que possibilitou o escoamento pela hidrovia, de grande parte da produção de grãos do Centro-Oeste e Norte do país. “Eu creio que estou sendo homenageado por tudo aquilo que fiz como comerciante na iniciativa privada, como empresário e não como governador”, afirmou ele.

O governador enfatizou que o mundo inteiro observa a Amazônia, que é uma região rica em recursos naturais. “A Amazônia é uma região altamente viável e produtora e nós queremos o seu desenvolvimento sustentado e sustentável. Também queremos a preservação da floresta, porém, não queiram colocar em nós uma camisa-de-força e mordaça na boca, porque não somos destruidores da Amazônia”, enfatizou.

Para ele, as pressões políticas contra o desenvolvimento das regiões Norte e Centro-Oeste ocorrem porque a Europa e os Estados Unidos já usufruíram de seus recursos naturais e agora têm interesses na Amazônia. “Eles querem pegar aquilo que vamos deixar de pé. Mas precisamos de uma compensação por preservar os recursos, porque precisamos de hospitais, escolas, Saúde, Educação, Justiça. E se não tivermos renda? É preciso que a economia não sofra um esgotamento”, argumentou o governador. Sobre a expansão da atividade econômica em Mato Grosso, o governador salientou que não será necessário. “Não precisamos mais ampliar a área produtiva em Mato Grosso, basta o que tem”, frisou Maggi.

Participaram também do evento os secretários, Luiz Antônio Pagot (Educação), Cloves Vettorato (Projetos Estratégicos), João Malheiros (Casa Civil) e Pedro Nadaf (Desenvolvimento do Turismo), na oportunidade, como anfitrião e presidente do Sistema Fecomércio em Mato Grosso.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238795/visualizar/